CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS
Educação, Comunicação e Tecnologias
Seminário sobre o uso do hipertexto em aulas de Língua Portuguesa
Aula 001/2016
Área: Gramática | Subárea: Figuras de Linguagem
Público-alvo: Alunos do 1º Ano do Ensino Médio
FACILITADORES: Jecilene Rufino da Silva
Luciana da Costa Bulhões
Luiz Eduardo da Silva Santos
Sulamita Monteiro dos Santos Costa
FIGURAS DE LINGUAGEM
Em muitos momentos na nossa vida nos deparamos com situações em que o uso das palavras em sentido denotativo não é o mais adequado. Isso porque o contexto em que se inserem determinados discursos requer um estilo especial, que traga maior vivacidade ao texto. Essa vivacidade chega até nós por meio das figuras de linguagem, as quais fazem uso das palavras em seu sentido conotativo. Mas, o que são e para que servem essas tais FIGURAS DE LINGUAGEM?
Vejamos esse vídeo...
Dito isto, torna-se menos complicado entender que as figuras de linguagem servem para causar efeitos específicos em determinado texto, sempre considerando uma forma estilística própria de cada figura de linguagem utilizada no contexto.
Com uma leitura atenta dos quadrinhos acima percebemos que que estamos diante de uma comparação. Mas, e aquela história da classificação das figuras de linguagem descritas no vídeo? Onde será que a comparação se encaixa? E que outras figuras são igualmente comuns no nosso cotidiano?
Conforme muito bem explanado pelo canal Descomplica, no vídeo ao qual você assistiu, as figuras de linguagem podem ser classificadas em três categorias: figuras de pensamento, figuras de construção e figuras de palavras. A comparação é uma figura de palavra.
Saiba mais sobre as figuras de linguagem...
E ainda existem as Figuras de Som, que não foram citadas no vídeo acima! É muita coisa, não é? Que tal uma canção para relaxar ? Mas, não relaxe tanto: observe os versos! Clique aqui para ouvir!
Prestou atenção na letra dessa música? Os compositores Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte, genialmente, usaram pelo menos duas figuras de linguagem: a anáfora (figura de construção) e a aliteração (figura de som).
Bem... Que tal praticar um pouco?
Responda ao nosso questionário, veja o que você aprendeu nesta aula e até a próxima postagem!
Bem... Que tal praticar um pouco?
Responda ao nosso questionário, veja o que você aprendeu nesta aula e até a próxima postagem!
